6º Ano - Índios Norte Americanos


Os índios norte-americanos são os povos nativos da América do Norte que vivem na região há muitos séculos. Atualmente existem poucos nativos e raras tribos preservam sua cultura original.

História resumida

Os povos nativos da América do Norte ocupavam grande parte do território antes da chegada dos europeus (séculos XVII). Com o início da colonização da América do Norte pelos ingleses, franceses e espanhóis, estas tribos foram, aos poucos, perdendo suas terras e identidade cultural. Atualmente, os poucos descendentes destes povos vivem em reservas indígenas estabelecidas, pelo governo dos EUA, a partir do século XX.

Características principais dos índios norte-americanos

Os povos nativos dos Estados Unidos possuíam alguns aspectos culturais, religiosos e políticos comuns entre si. Porém, cada povo possuía sua identidade cultural própria.

Algumas características culturais comuns:

- Viviam em habitações semelhantes a tendas, confeccionadas com peles de animais e galhos de árvores.

- Viviam da agricultura, caça (principalmente de bisão americano) e pesca.

- Os povos eram divididos em tribos. As tribos possuíam uma subdivisão que eram os clãs (famílias).

- A maioria dos povos indígenas americanos possuíam crenças religiosas, embora não estivessem organizadas em religiões. Acreditavam, principalmente, na existência de um criador de tudo, chamado por eles de o “Grande Espírito”. Cada tribo possuía um índio, geralmente mais velho, responsável por rituais de cura e transmissão das tradições.

- Consideravam a terra e os elementos da natureza como sendo sagrados.

Guerras Indígenas (a conquista do oeste)

No século XIX se intensificou a conquista do oeste do território dos EUA por parte dos colonos americanos. Estes buscavam territórios para fundar cidades, praticar a agricultura e explorar minas de ouro e riquezas naturais (principalmente madeira).

Neste processo, ocorreram guerras entre estes colonos e os povos indígenas que habitavam a região. Esta conquista foi sangrenta, pois os colonos, organizados em exércitos, utilizaram armas de fogo. Já os nativos americanos combateram, principalmente, com arcos e flechas e lanças de madeira.

As maiores batalhas de colonos americanos contra nativos ocorreram na segunda metade do século XIX. Em 1868, ocorreu a sangrenta batalha de Washita entre colonos americanos e índios cheyennes. Outro conflito militar de grande importância ocorreu em 1890 entre o povo Sioux e os conquistadores americanos.

No começo do século XX, grande parte do território central e oeste dos Estados Unidos tinham sido conquistado pelos colonos americanos. Os poucos índios que sobreviveram às guerras ficaram confinados em pequenos territórios.

Principais povos indígenas que habitavam os Estados Unidos:

- Sioux (região norte dos EUA)
- Cheyenne (região centro-sul)
- Apache (região sul)
- Creek (região sudeste)
- Kaw (região central)
- Arapaho (região central)
- Comanche (região sul)
- Cherokee (costa leste)
- Navaho (região sudoeste)

Curiosidades históricas:

- Os índios americanos possuíam nomes que simbolizavam características físicas ou de personalidade. Muitos destes nomes eram marcados pela presença de nomes de animais e aspectos da natureza. Exemplos de nomes de líderes guerreiros indígenas americanos: Touro Sentado, Nuvem Vermelha e Cavalo Louco.

- Muitos povos indígenas americanos usavam a fumaça das fogueiras como sistema de comunicação entre as tribos.

- Os filmes de bang-bang, também conhecidos como westerns, retratam muito bem este momento da história dos Estados Unidos, mostrando o conflito entre índios e colonos americanos.

Vídeo aula:
https://youtu.be/_388d-5JpPM Povos Indígenas Norte-americanos.
https://youtu.be/eNYDPFOsQaY A Triste história dos Índios Norte-americanos.
Fonte:
Esquimós
Os esquimós (ou inuit como se autodenominam) vivem no Árticos, uma das regiões mais frias da Terra. As teorias mais propagadas afirmam que seu assentamento nas regiões mais frias do planeta se deve ao rechaço de que foi objeto por parte dos índios americanos (há 12.000 anos), quando chegaram ao Alaska, vindos do nordeste da Ásia e através do Estreito de Bering.
Hoje, os esquimós não formam nem pertence a alguma nação. Trata-se de um povo solidário, acolhedor e muito pacífico. São nômades por natureza. Sua civilização se baseia na família, patriarcal e poligâmica, na qual o homem tem mais mulheres na medida em que possui mais riquezas.
As crianças são muito importantes para os esquimós porque, de acordo com suas crenças, os pequenos são reencarnações de seus antepassados. Os inuit crêem na existência de seres superiores aos quais não é necessário cultuar ou mesmo fazer orações.
A estatura dos esquimós é pequena, os homens medem, em média, 1,60 m e as mulheres 10 cm menos. Seus corpos são fortes e seus membros curtos.
As terras do norte, extremamente frias, não permitem o crescimento de plantas, as únicas coisas que os esquimós podem fazer para sobreviver é caçar e pescar. É muito característico dos esquimós andar acompanhados de cães, usados para caçar e puxar os trenós, seu principal meio de transporte.
Dentro de suas casas, as mulheres se dedicam a cozinhar e costurar, enquanto os homens preparam seus utensílios para caçar e pescar focas e baleias. Os esquimós aproveitam tudo dos animais caçados: carne, gordura, pele, ossos e intestinos. Sua dieta habitual era a carne fervida, mas devido à lentidão deste processo e a escassez do combustível animal que era necessário, este povo passou a comer carne crua. A origem da palavra esquimó (no idioma algonquino) quer dizer comedor de carne crua.
As roupas dos esquimós são feitas com pele de foca, com a pelagem voltada para dentro e forradas com pele de urso ou de raposas, que as mulheres mascam com seus dentes e curtem com urina. Estas roupas são costuradas com os tendões dos animais.
Durante o inverno é comum que os alimentos fiquem escassos, época em que os homens saem para viajar e caçar. Quando as expedições duram muitos dias, é necessário construir casas temporárias, feitos com gelo, os iglus são estes famosos refúgios.
A língua esquimó está dividida em quatro dialetos bem parecidos, que só tem Substantivos e verbos.
Vídeo Aula:
Fonte:
Atividade de Aplicação: pág.234.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7º Ano - A divisão do mundo de acordo com a visão eurocêntrico

7º Ano - Construindo estereótipos

8º Ano - Diversidade Cultural