6º Ano - O crescente fértil: O berço das primeiras “civilizações”:


Revendo o que foi trabalhado nas últimas semanas referente à evolução humana estes eram incialmente coletores e caçadores, este modelo de vida de busca a fontes de alimentos provocavam o nomadismo, assim não existia sociedades como as conhecemos, desta forma a procura pela sobrevivência destes indivíduos.
A maior descoberta que modificaram os hábitos dos grupos humanos foi a “agricultura e a criação de pequenos animais” durante o Neolítico e depois na Era dos Metais, iniciando ao comportamento de sedentarismo, ou seja, a fixação de pequenos grupos de seres humanos em terras férteis para o plantio de alimentos, sendo que estas estavam em sua maioria localizada às margens (várzeas) dos rios, usando as águas e seus ciclos de cheias para uma maior produção agrícola.

Cheias dos Rios e como estas ajudaram a agricultura:
Os leitos dos rios são depósitos de minerais que são retirados das rochas, além dos humos, matéria orgânicas que são depositadas em seu curso, assim quando as cheias ocorrem estes matérias são depositadas em suas margens, ou seja, fertilizando e possibilitando o plantio, aumentando a produção de alimentos para estas sociedades, fato que vão elevar a população destas e assim surgindo às primeiras civilizações em uma região considerada “O Crescente Fértil”.

Significado - o que é localização geográfica

O Crescente Fértil é uma região localizada entre o Oriente Médio (vales dos rios Tigre e Eufrates) e nordeste da África (vale do rio Nilo). Ganhou este nome, pois olhando no mapa, a região tem um formato de lua na fase quarto crescente. Já o termo fértil é devido à fertilidade do solo nos vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates.

Berço das primeiras civilizações

Foram na região do crescente fértil que se desenvolveram duas das mais importantes  e antigas civilizações da antiguidade. A civilização egípcia se desenvolveu no vale do rio Nilo, enquanto a mesopotâmica no vale entre os rios Tigre e Eufrates.

Os rios do Crescente Fértil foram de fundamental importância para o crescimento e desenvolvimento dessas civilizações. Além da agricultura, que era praticada às margens destes rios, estes também serviam como vias de transporte de mercadorias, fonte de alimentos (peixes) e fornecimento de água para o consumo humano e animal.

Principais características do Crescente Fértil

- Solo fértil, ou seja, excelente para a prática agrícola. Os vales ficavam mais férteis quando os rios transbordavam, pois este processo depositava no solo materiais orgânicos (principalmente peixes mortos).

- Presença de sistemas de irrigação voltados para a agricultura.

- A extensão territorial é de, aproximadamente, 450 km².



Curiosidades históricas e atuais:

- Em função da exploração descontrolada desde a Antiguidade, muitas regiões do Crescente Fértil não são tão férteis como no passado.

- Atualmente, a região do Crescente Fértil é ocupada pelos territórios dos seguintes países: Egito, Líbano, Jordânia, Israel, Síria, Turquia, Irã e Iraque.

- Muitos historiadores acreditam que foi nesta região que começou a revolução neolítica.

- Nos dias de hoje a região continua sendo muito povoada. Moram nesta área cerca de 50 milhões de habitantes. 
  Fonte:
Vídeos aulas:
https://youtu.be/DmccTsEAniI A importância da agricultura.
https://youtu.be/m7Q8AVGR7v0 Animação Crescente Fértil.

Exercícios de acompanhamento
1-      Explique a importância dos rios para os primeiros grupos humanos sedentários que começam a ocupar as suas margens:
2-      Quais foram os principais rios e as sociedades de se originalizaram desta ocupação?
3-      Podemos afirmar que o crescente fértil deu origem às civilizações ocidentais? Justifique sua resposta:
4-      A relação do homem com os rios era de subsistência, ou seja, dependendo de seus recursos para sua sobrevivência. Usando como base a afirmação acima descreva como é baseada a relação do homem moderno com os rios:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

7º Ano - A divisão do mundo de acordo com a visão eurocêntrico

7º Ano - Construindo estereótipos

8º Ano - Diversidade Cultural