7º Ano - Alteridade
Alteridade é um
substantivo feminino que expressa à qualidade ou estado do que é outro ou
do que é diferente. É um termo abordado pela filosofia e
pela antropologia.
Um dos princípios fundamentais da
alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e
dependência com o outro. Por esse motivo, o "eu" na sua forma
individual só pode existir através de um contato com o "outro".
Quando é possível verificar a
alteridade, uma cultura não tem como objetivo a extinção de uma outra. Isto
porque a alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar
do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorização das diferenças
existentes.
Alteridade na Filosofia
No âmbito da Filosofia, alteridade é
o contrário de identidade. Apresentada por Platão (no Sofista) como um dos
cinco "gêneros supremos", ele recusa a identificação do ser como
identidade e vê um atributo do ser na multiplicidade das Ideias, entre as quais
existe a relação de alteridade recíproca.
A alteridade tem também papel de
relevo na lógica de Hegel: o "qualquer coisa", o ser determinado
qualitativamente, está em uma relação de negatividade com o "outro"
(nisso reside a sua limitação), mas está destinado a se tornar em outro, a se
"alterar", incessantemente, mudando as próprias qualidades (assim as
coisas materiais nos processos químicos).
O uso do termo também surge na
filosofia do século XX (existencialismo),
mas com significados não equivalentes.
Alteridade na Antropologia
A Antropologia é conhecida como a
ciência da alteridade, porque tem como objetivo o estudo do Homem na sua plenitude
e dos fenômenos que o envolvem. Com um objeto de estudo tão vasto e complexo, é
imperativo poder estudar as diferenças entre várias culturas e etnias. Como a
alteridade é o estudo das diferenças e o estudo do outro, ela assume um papel
essencial na antropologia.
Fontes:
Vídeo Aula:
https://youtu.be/bIXiPC_e-mI
Alteridade I.
https://youtu.be/SvkVNvQTNKQ
Alteridade II.
Exercícios
de aplicação
Págs. 244 e 245
1. De acordo com
o que vimos neste capítulo, pense em uma situação que tenha vivenciado que
envolva uma relação interpessoal e a alteridade. Se você não viveu uma situação
assim, tente imaginar-se a vivenciando.
A reflexão
deverá ser pautada por alguns questionamentos, seguindo as instruções do
professor.
A. Como você se
sentiu ou se sentiria vivenciando esta situação?
B. Como você
imagina que o outro se sentiu ou teria se sentido diante dessa situação?
C. Essa vivência
teve situações que demonstrassem uma ação discriminatória, uma visão
estereotipada ou preconceito?
D. Quais foram
as formas de se resolver esta situação? Caso ela não tenha se resolvido, que
instrumentos poderiam ter sido usados para resolvê-la ou melhorar a
convivência?
Anote aquilo que
achar importante nas linhas abaixo.
E. Após estas
reflexões com a turma, crie uma história em quadrinhos para conscientizar as pessoas
sobre como desenvolver relações com o outro e estabelecer uma convivência
respeitosa entre grupos que se percebem como diferentes.
2. O que é o processo de
individualização, de acordo com o sociólogo Norbert Elias?
3. Em relação à alteridade, assinale a
alternativa incorreta.
A. Trata-se da relação com o outro,
estando presente em relações entre duas ou mais pessoas.
B. Somente envolve as relações entre
pessoas próximas, como familiares e amigos íntimos.
C. Trata-se de definição que possui
relação com a formação da identidade de um sujeito.
D. Relaciona-se com as relações
interpessoais em nível particular, mas também em sentido amplo, abrangendo a
coletividade.
E. Constitui um conceito relativo à
convivência em sociedade e ao relacionamento entre os membros a ela
pertencentes.
Comentários
Postar um comentário