7º Ano - Alteridade


Alteridade é um substantivo feminino que expressa à qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente. É um termo abordado pela filosofia e pela antropologia.
Um dos princípios fundamentais da alteridade é que o homem na sua vertente social tem uma relação de interação e dependência com o outro. Por esse motivo, o "eu" na sua forma individual só pode existir através de um contato com o "outro".
Quando é possível verificar a alteridade, uma cultura não tem como objetivo a extinção de uma outra. Isto porque a alteridade implica que um indivíduo seja capaz de se colocar no lugar do outro, em uma relação baseada no diálogo e valorização das diferenças existentes.

Alteridade na Filosofia

 

No âmbito da Filosofia, alteridade é o contrário de identidade. Apresentada por Platão (no Sofista) como um dos cinco "gêneros supremos", ele recusa a identificação do ser como identidade e vê um atributo do ser na multiplicidade das Ideias, entre as quais existe a relação de alteridade recíproca.
A alteridade tem também papel de relevo na lógica de Hegel: o "qualquer coisa", o ser determinado qualitativamente, está em uma relação de negatividade com o "outro" (nisso reside a sua limitação), mas está destinado a se tornar em outro, a se "alterar", incessantemente, mudando as próprias qualidades (assim as coisas materiais nos processos químicos).
O uso do termo também surge na filosofia do século XX (existencialismo), mas com significados não equivalentes.

Alteridade na Antropologia

 

A Antropologia é conhecida como a ciência da alteridade, porque tem como objetivo o estudo do Homem na sua plenitude e dos fenômenos que o envolvem. Com um objeto de estudo tão vasto e complexo, é imperativo poder estudar as diferenças entre várias culturas e etnias. Como a alteridade é o estudo das diferenças e o estudo do outro, ela assume um papel essencial na antropologia.
Fontes:
Vídeo Aula:


Exercícios de aplicação
 Págs. 244 e 245
1. De acordo com o que vimos neste capítulo, pense em uma situação que tenha vivenciado que envolva uma relação interpessoal e a alteridade. Se você não viveu uma situação assim, tente imaginar-se a vivenciando.
A reflexão deverá ser pautada por alguns questionamentos, seguindo as instruções do professor.
A. Como você se sentiu ou se sentiria vivenciando esta situação?
B. Como você imagina que o outro se sentiu ou teria se sentido diante dessa situação?
C. Essa vivência teve situações que demonstrassem uma ação discriminatória, uma visão estereotipada ou preconceito?
D. Quais foram as formas de se resolver esta situação? Caso ela não tenha se resolvido, que instrumentos poderiam ter sido usados para resolvê-la ou melhorar a convivência?
Anote aquilo que achar importante nas linhas abaixo.
E. Após estas reflexões com a turma, crie uma história em quadrinhos para conscientizar as pessoas sobre como desenvolver relações com o outro e estabelecer uma convivência respeitosa entre grupos que se percebem como diferentes.

2. O que é o processo de individualização, de acordo com o sociólogo Norbert Elias?
Vídeo: https://youtu.be/cnMAbPdTgcg Quem foi Norbert Elias.

3. Em relação à alteridade, assinale a alternativa incorreta.
A. Trata-se da relação com o outro, estando presente em relações entre duas ou mais pessoas.
B. Somente envolve as relações entre pessoas próximas, como familiares e amigos íntimos.
C. Trata-se de definição que possui relação com a formação da identidade de um sujeito.
D. Relaciona-se com as relações interpessoais em nível particular, mas também em sentido amplo, abrangendo a coletividade.
E. Constitui um conceito relativo à convivência em sociedade e ao relacionamento entre os membros a ela pertencentes.

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